25/05/2026
Atenção, gestor! 🧐 Você sabia que R$ 1 em cada 4 gastos com TI em PMEs brasileiras pode estar sendo direcionado para a correção de problemas que poderiam ser evitados? 💸 A TI que não é gerida profissionalmente não é gratuita, ela é cara em outro lugar. E esse custo invisível se manifesta de diversas formas:
⏱️ HORAS PARADAS: Sistemas indisponíveis, equipes ociosas e produção comprometida.
🔄 RETRABALHO: A necessidade de refazer tarefas perdidas ou mal executadas.
🚨 EMERGÊNCIAS: Chamados urgentes que geram despesas elevadas por falta de um planejamento proativo.
💔 CHURN DE TALENTOS: Colaboradores valiosos se desmotivam ou até deixam a empresa devido a ferramentas ineficientes e problemas constantes de infraestrutura.
A gestão de TI não é uma despesa extra, mas sim a forma de tornar previsível e controlável um custo que já existe. É sobre otimizar cada investimento e garantir que a tecnologia seja uma aliada, e não um gargalo.
Quer descobrir onde seu 'R$ 1 em cada 4' está se perdendo e como transformá-lo em inteligência? Vale a pena uma conversa. Salve este post para mostrar na sua próxima reunião estratégica! 😉