12/01/2021
🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬
Alô, é das Finanças ?
- Sim, pode falar.
- Eu sou empresário, o governo esta a dizer que é para eu fechar os meus negócios e ficar em casa.
- Sim, é para o seu bem, fique em casa.
- Ok, mas o que faço com os meus funcionários?
- Eles também devem ficar em casa.
- Mas não tenho como manter os seus empregos sem produzirem.
- Ok, o governo vai ajudar a pagar até 50 % do valor que eles recebem.
- E como faço com o aluguer das instalações e com as minhas despesas?
- O governo vai dar 650€ para todos.
- Mas não é para todos, é só para os funcionários, e mesmo que fosse, não é o suficiente, como vou pagar minhas contas e ainda me alimentar?
- O governo disponibilizou uma linha de crédito para micro e pequenas empresas.
- Eu sei, eu tentei, mas o banco rejeitou o empréstimo, outras empresas maiores conseguiram antes de mim, 80% dos que solicitaram não chegaram a tempo.
- Veja bem, é para sua segurança.
- Ok, mas o que faço com os impostos, não tenho como pagar.
- Vamos suspende-los por 3 meses, depois você pode pagá-los parcelados.
- 3 MESES? Não vou aguentar tanto tempo fechado, mesmo que abra depois de 3 meses não vou ter dinheiro para pagar nem os fornecedores, muito menos manter os meus funcionários ou ou pagar aluguer, quanto mais os impostos.
- Amigo, apenas fique em casa, ok? É para o seu bem.
- Tudo bem, vou demitir meus funcionários, entregar o espaço para o proprietario do imóvel e dar baixa da empresa.
- Não vai não, as finanças so atendem por marcação, e como temos menos funcionarios no activo pois podem apanhar o virus no emprego só por e-mail, os funcionarios que estao no activo estao sobrecarregados de tantos pedidos e temos um problema 50% dos impostos não estao a ser pagos porque as empresas estão a fechar e não pagam, e temos que proceder ao pagamento do vencimentos de todos os funcionarios publicos inclusive para os membros do governo.
- Deixa ver se eu entendi: não posso demitir, não posso trabalhar, não posso ter empréstimos, querem que eu pague as rendas, funcionários e impostos em prestações com uma ajuda de m***a, não me deixam fechar minha empresa e ainda querem que eu fique em casa, sendo que daqui a 3 meses vou ser despejado por falta de pagamento, processado por não pagar os impostos e ordenados, vou ser multado por não ter a contabilidade em dia, os meus fornecedores vão queimar o meu nome, fazendo com que ele fique sujo no mercado, a minha empresa vai a falência, vão penhorar os meus bens e os da minha familia, vou ficar desempregado, sem casa, lixado, com nome sujo e ainda posso ser preso...
Tudo isso porque querem que eu fique em casa, e ainda acham que isso é para o meu bem?
- Exatamente.
- Mas qual é a taxa de mortalidade desse vírus?
- 0,01% das pessoas que tiverem, morrem.
- Quer dizer que eu tenho 99,9% de chance de sobreviver!
- Exatamente, mas fique em casa, é para a sua segurança.
*Conclusão:*
*O Estado é muito pior do que a doença.*
Autor desconhecido.