A TV Educativa do Espírito Santo ou TVE/ES, é uma emissora de televisão educativa brasileira, sediada na cidade de Vitória, que pertence à Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV/ES), autarquia vinculada à Superintendência Estadual de Comunicação Social do Espírito Santo (SECOM). Através do canal 2 (VHF analógico) e 20 (UHF digital, canal virtual 2.1), retransmite a programação da TV Cultura, além d
e possuir programação local. Essa emissora surgiu da ideia de levar aos telespectadores a educação através das ondas televisivas. O conceito das TVs Educativas surgiu no início da década de 1960, quando apareceram diversas emissoras desse segmento no Brasil, através de parceiras público-privadas. TVE-ES entrou no ar no dia 13 de junho de 1974, através da iniciativa do Governo do Estado, na administração de Artur Carlos Gerhardt Santos (1971-1975). Foram "os anos de ouro" do canal. Nessa época se destacaram os programas "Fanzine" e "Primeira Pessoa", além do infantil de sucesso "Rataplan" e do "Espaço Dois", no ar entre 1978 e 1989, hoje novamente reintegrado à grade. Em 1991 entrou no ar um programa de destaque: "O Povo na TV". O programa era ao vivo, com participação popular direto de praças públicas. A população reclamava e reivindicava seus direitos, enquanto autoridades do poder público respondiam diretamente do estúdio. Na praça, o programa era ancorado pelos jornalistas Cláudio Figueiredo, Gerusa Conti e Guilherme Klaws. No estúdio a apresentação f**ava por conta dos jornalistas Cristina Abelha e Elias Mugrabi. Era um programa de prestação de serviço e saiu da grade da emissora em 1994.