12/03/2021
Como fazer com que a tecnologia seja uma aliada da aprendizagem?
Qual a importância do professor no uso das tecnologias?
Somente implantar computadores na escola não é o suficiente para ajudar na melhoria da educação. É necessário que professores, coordenadores, diretores e até os responsáveis conheçam a realidade dos seus alunos junto às novas tecnologias, para que saibam utilizá-las a favor da educação.
A tecnologia traz diversos benefícios para os alunos, ela desperta a criatividade, o interesse, novas formas de se comunicar, pensar, estudar e aprender, mas para que seu uso seja efetivo é preciso apresentar um conteúdo atraente, sem esquecer que ela deve ser usada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
Antigamente, o professor era o único participante ativo em sala de aula, somente ele tinha o conhecimento e transmitia para seus alunos, sem muita participação ou grandes reflexões sobre o conteúdo.
Nos dias de hoje, o professor continua sendo o mentor em sala de aula, mas além disso, ele agora é mediador e orientador do uso das tecnologias, com o papel significativo de buscar novas alternativas para desenvolver a aprendizagem dos alunos.