28/05/2026
Vivemos em uma época em que atender o telefone virou quase um teste de paciência. São inúmeras ligações robotizadas oferecendo planos de telefonia, empréstimos e serviços que muitas vezes nem solicitamos. Mas esse cenário pode finalmente começar a mudar — e muita gente já está dizendo: aleluia!
O Senado aprovou o Projeto de Lei nº 2.644/2019, que proíbe chamadas comerciais feitas exclusivamente por robôs ou gravações automáticas sem participação humana. A proposta agora segue para análise na Câmara dos Deputados e, se virar lei, irá alterar o Código de Defesa do Consumidor.
Na prática, o objetivo é combater o chamado “assédio mercadológico”, reduzindo o volume excessivo de telemarketing automatizado que incomoda milhões de brasileiros diariamente. A proposta determina que ligações de vendas deverão contar obrigatoriamente com um operador humano, exceto em situações específicas, como confirmações de compras para prevenção de fraudes.
Segundo dados da Anatel, o Brasil registra cerca de 10 bilhões de robocalls por mês, representando metade de todas as ligações feitas no país. Com a possível mudança, empresas precisarão abandonar o foco em quantidade e investir mais em qualidade no atendimento e relacionamento com o consumidor.
Especialistas acreditam que isso pode fortalecer estratégias mais modernas e menos invasivas, como marketing de conteúdo e atendimento personalizado, além de melhorar a experiência do consumidor e reduzir o desgaste causado pelas ligações automáticas.
A expectativa agora é acompanhar os próximos passos do projeto e torcer para que o telefone volte a tocar apenas quando realmente valer a pena atender.