08/08/2013
Empresa do bilionário Soros lança 1º pacote de 4G residencial do Brasil
Pacotes da On Telecom utilizam 4G para gerar Wi-Fi doméstico.Modelo de tecnologia é usado por apenas 12 empresa no mundo.
A On Telecom, empresa do bilionário George Soros, lançou nesta terça-feira (6) sua operação oficial de banda larga móvel de quarta geração (4G) para residências, um segmento apenas explorado por 12 companhias no mundo.A On atuará no interior de São Paulo, na região de Campinas, já em setembro, e nos arredores de São José dos Campos, no começou de 2014. Essa é a estreia da empresa, formada inicialmente quando o fundo de Soros comprou a Sunrise Telecomunicações.Diferentemente das ofertas de 4G das grandes operadoras, a On ofertará pacotes apenas por modems e inicialmente voltados às residências.Funciona assim: os aparelhos recebem o sinal do 4G e criam uma rede Wi-Fi doméstica. Por serem conectados diretamente na tomada, necessitam apenas de energia elétrica e dispensam o uso de linhas telefônicas. "Uma das vantagens é a portabilidade", disse o presidente-executivo da On, Farès Nassar. Se o aparelho estiver instalado na sala e o sinal do Wi-Fi falhar no quarto, é só conectar o modem no cômodo.Os pacotes disponibilizados pela companhia oferecem velocidades de 5 Mbps (Megabit por segundo) e 10 Mbps. Segundo a empresa, contratualmente há o compromisso de entregar 60% dessa taxa –atualmente as teles são obrigadas a entregar 20% do contratado, segundo uma determinação da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), que estipula um aumento gradual nos próximos anos.A empresa atribui essa capacidade ao fato de utilizar a tecnologia de TD-LTE, enquanto as operações móveis de 4G, como a de Claro, Oi, TIM e Vivo, utilizam o FD-LTE. Segundo Nassar, essa tecnologia é utilizada por apenas 12 companhias no mundo, no Oriente Médio e na Ásia, como a China Telecom, a maior operadora de telefonia em números de usuários.
Com essa tecnologia, é possível a capacidade da banda larga reservado para envio e recebimento de dados conforme a utilização dos usuários. Segundo Nassar, no FD-LTE, as bandas reservadas para envio e recebimento são estanques.Os pacotes da On variam entre franquias de 10 GB (Gigabyte), por R$ 99,90, de 30 GB, por R$ 129,90, e 100 GB, por R$ 169,90.A On fez te**es nas cidades de Itabira, Valinhos, Vinhedo e Louveira, na região de Campinas. Na primeira, a meta era chegar a 10% de participação, mas alcançou 20%. Ao todo, já atende a 3 mil clientes. No chamado leilão das sobras, a On comprou em junho de 2012 autorizações para atuar com o 4G nas áreas que possuem prefixo 12 e 19, o que compreende 133 cidades.“Nós temos um problema que é as grandes empresas não enxergarem a periferia e o interior. Um choque de competição e inovação é fundamental no mercado. Esse é o recardo do governo brasileiro”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante o lançamento.De acordo com o presidente-executivo da On, a empresa dispõe de R$ 500 milhões para fazer investimentos dentro de dois a três anos. Destes, R$ 150 milhões são do bilionário George Soros que, com o tempo, se tornará acionista majoritário. De acordo com a revista "Forbes", a fortuna de Soros é US$ 19,7 bilhões, o que o coloca entre as cem pessoas mais ricas do mundo.