01/12/2015
Aos parceiros, amigos e autores participantes
Temos uma boa e uma má notícia:
A notícia ruim é que vamos ter que terminar o Comix Trip. Queríamos que o app trouxesse divulgação e uma remuneração justa a todos os autores, mas o modelo de vendas avulsas não se mostrou adequado. Além disso, os investimentos são altos e o nível de dedicação e esforço também. Apesar de termos lançado o modelo por assinatura no FIQ, percebemos que o retorno só virá a longo prazo. Como cada um de nós tem suas atividades paralelas, não temos condições no momento de dispor de toda a dedicação e investimento que o aplicativo necessita. É uma situação chata, mas infelizmente é a realidade.
Para aqueles que já baixaram e fizeram alguma compra dentro do app, ele continuará funcionando normalmente dentro do tablet ou smartphone do usuário, desde que ele não delete o que adquiriu ou não delete o app do seu aparelho. Para aqueles que fizeram a assinatura no FIQ, ainda estão no período gratuito e serão informados que o app não continuará.
A notícia boa é que o Comix Trip, que foi o primeiro app nacional de quadrinhos, abriu caminho para novas iniciativas e mostrou ao mercado que essa é uma alternativa de distribuição que merece nossa atenção. Ainda acredito pessoalmente que esta é a forma mais eficaz, a longo prazo, de fazer a HQ nacional chegar a mais de 100.000 leitores, algo que vejo como quase impossível no meio impresso, principalmente para quem é independente. E torço para que os novos apps consigam atingir esse resultado. Durante essa jornada, conheci muita gente legal, fiz grandes amizades, revi muitos amigos e descobri histórias fantásticas. Foi graças ao Comix Trip que comecei uma nova história, que agora foi selecionada no ProAC – SP e ano que vem vou me dedicar a ela.
Agradeço a todos aqueles que nos apoiaram e participaram dessa iniciativa! Formamos um catálogo muito bonito!!! Para aqueles que quiserem saber mais detalhes, algo específico, ou apenas conversar sobre o tema, estarei na CCXP como autor, na mesa 140, em parceria com Sam Hart.
Apesar de não termos chegado ao destino esperado, a viagem foi inesquecível!!!