18/03/2021
CLIENTES E SUAS FRUSTRAÇÕES x EMPRESA E SEUS GARGALOS
Escutamos muito falar de CX (Experiência do Cliente) e que o cliente é o centro do negócio, mas vejamos isso na prática.
Recentemente, precisei contratar internet para meu novo office. A operado escolhida foi a TIM, pela funcionalidade em minha região e o preço.
Pontos positivos do processo:
- Contratação rápida, fácil e tecnológica. Fiz tudo dentro do mesmo dia e via internet.
- Instalação seria no dia seguinte
Problema: Eu errei ao passar o número do local, mas até ai, ok. Acreditei que uma simples ligação para a central da TIM informando minha desatenção resolveria a questão. Afinal é só um número, uma alteração simples em uma base de dados (ao menos deveria ser). Mas foi ai que se iniciou a verdadeira "Experiência do Cliente".
Pontos negativos:
- A TIM não aceitou a alteração do número, uma simples mudança no cadastro;
- A TIM orientou a cancelar a solicitação e abrir uma nova;
- No dia seguinte, mesmo com o processo cancelado, o instalador foi até o local no número errado.
- O Instalador me ligou e eu informei o problema. Ele, muito prestativo, se dirigiu ao local correto, informou a central do erro e deu início a instalação;
- Durante a instalação, o técnico recebeu o pedido de cancelamento, o mesmo que eu tinha feito um dia antes e havia comentado com ele. Ele teve que parar tudo e ir embora.
- Já havia feito um novo pedido, conforme orientação da própria TIM, mas comecei a receber ligações do pós venda perguntando se tinha dado tudo certo com a instalação. Uma enxurrada de informações desencontradas.
- A CEREJA DO BOLO..... A TIM me liga no dia seguinte informando que, por conta de um cancelamento recente (orientado por eles), eu não poderia fazer uma nova solicitação no meu CPF e me perguntaram se eu não teria outro CPF (SIM, ME PEDIRAM UM OUTRO CPF).
Enfim, um cliente em busca de um serviço, uma empresa que o tem, mas que um processo cheio de falhas e desgastante, nos impede de fechar negócio! Só me resta recorrer a concorrência.
VIVO, CLARO, OI.... A vocês
TIM = T*empo I*mporta M*uito, ok?