08/02/2017
Semana passada estivemos em uma reunião junto ao IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e demais proponentes do Programa Vai Tec durante o evento do Campus Party. Discutimos resíduos sólidos dentro de um cenário de cidade sustentável. Pontos interessantes levantados da reunião:
1. A cidade de São Paulo possui muitos públicos diferentes, diversas classes sociais e gerações diversas. Para ser possível estabelecer um dialogo com a sociedade, não podemos ter o mesmo canal com os diferentes agentes. Os problemas que a periferia enfrenta em relação a resíduos sólidos é muito diferente dos problemas do centro. Enquanto um luta para ter moradia digna, direitos à melhoria da qualidade de vida, o outro luta contra o excesso do consumo. Diferentes frentes de trabalho devem ser estabelecidos.
2. Nem todos os projetos socioambientais são para ser negócios sociais ou organizações não governamentais. Um projeto socioambiental pode se tornar simplesmente uma política pública, ou auxiliar a formulação de uma. Pode também ser incorporado por algum orgão para informar a população ou prestar um serviço público. Uma visão que eu, pessoalmente, não tinha e que abre novas portas e possibilidades.
Outras considerações enriquecedoras foram feitas pelos mentores e mediadores Agostinho Tadashi Ogura e Ros Mari Zenha e pelos outros proponentes Renato Dallora, Sabrina Gonçalves, Antonio Paulo de Araujo Junior. Agradecemos a todos pelo convite e conversa e agradecemos também a todos do Programa Vai Tec.