Vemdolixo Plataforma de consolidação do maior volume de informações sobre empresas, entidades, ongs, coope

Conheça o nosso projeto! Saiba onde descartar seus resíduos eletroeletrônicos corretamente no lugar mais perto da sua ca...
11/09/2017

Conheça o nosso projeto!
Saiba onde descartar seus resíduos eletroeletrônicos corretamente no lugar mais perto da sua casa!!
Apoio: Adesampa e Vai Tec

VemDoLixo - Seu portal para reciclagem e descarte adequado de resíduos

Nossa plataforma está no ar! saiba onde descartar corretamente seus resíduos eletroeletrônicos na cidade de São Paulo! h...
28/08/2017

Nossa plataforma está no ar!
saiba onde descartar corretamente seus resíduos eletroeletrônicos na cidade de São Paulo!
http://www.vemdolixo.com/

Hoje terminamos de mapear as cooperativas de São Paulo. Algumas fora dos limites do município mas que também atendem a b...
16/02/2017

Hoje terminamos de mapear as cooperativas de São Paulo. Algumas fora dos limites do município mas que também atendem a bairros paulistas. Foram 38 cooperativas mapeadas.

Agora iremos selecionar 20 delas que alegam receber resíduos eletroeletrônicos e iniciar o processo de visita-las para verificar as condições de recebimento desse tipo de material.

Esses dados são abertos e para uso e benefício de todos. Quem quiser ter acesso ao mapa, utilizamos o aplicativo do google 'My Maps' para gravar os locais geolocalizados. Basta deixar o e-mail que compartilhamos o mapa. E se precisar da lista com todos os nomes, telefones e endereços das cooperativas, basta solicitar que enviamos também!!

14/02/2017

No meio do ano passado, em Agosto, fomos entrevistados pelo próprio Programa Vai Tec da Adesampa e Secretaria de trabalho e Empreendedorismo de São Paulo.
Aprendemos muito desde aquela época. Até alteramos o nome do projeto de Residoando para Vemdolixo. Mas o foco em inclusão social e visualizar a gestão de resíduos como uma oportunidade de geração de renda para as classes sociais menos favorecidas continua. Devemos lembrar que o Brasil é um caso mundial muito específico.
Temos como base de nossa gestão de resíduos domiciliares recicláveis e logística reversa sendo realizada desde a década de 80/90 por catadores/as e cooperados/as. Isso em uma época que nunca se falava em reciclagem no nosso país. Cerca de 20,25 anos antes de termos a nossa Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aprovada em 2010. Nós somos um dos maiores recicladores de alumínio do mundo por necessidade, por subsistência. As questões sociais vieram primeiro às questões ambientais quando falamos em resíduos sólidos no nosso país.
Mas a gestão de resíduos sólidos exige que todos os demais agentes e stakeholders que trabalham com resíduos sólidos atuem em conjunto também. O cenário brasileiro requer que trabalhemos todos juntos, que todos lutem pela mesma causa. O buraco do problema é muito embaixo para se lutar sozinho.

Devemos unir todos em uma mesma causa!

Lutar primeiramente para reduzir a geração. Não dá para se inspirar no modelo americano de crescimento contínuo da geração per capita de resíduos sólidos. Devemos focar em estancar o aumento e repensar nossa relação com o consumo.
E o que não der para evitar de gerar, busca-se destinar com menor impactos ambientais e com inclusão social.

E hoje recebemos em mãos o certificado (assinado pelo Haddad) por ter sido contemplado no edital da prefeitura do Progra...
10/02/2017

E hoje recebemos em mãos o certificado (assinado pelo Haddad) por ter sido contemplado no edital da prefeitura do Programa Vai Tec. Está sendo um enorme prazer trabalhar junto à Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo e a equipe da Adesampa!
Em nome dos integrantes agradecemos por tudo até agora e tocar o barco pra frente.
Quem ainda não conhece o projeto, nós da equipe Vemdolixo estamos reunindo informações sobre todos os locais de descarte de resíduos eletroeletrônicos aqui na cidade de São Paulo. Disponibilizaremos essas informações gratuitamente através de uma plataforma online que já tem o piloto pronto rodando (mas ainda é piloto, criticas são bem vindas)!
Ficamos a disposição para qualquer dúvida e acima de tudo: vamos repensar nosso consumo e antes de comprar aquele eletrônico vamos ver se realmente precisamos troca-lo ou se não bastaria apenas consertá-lo!
Abraços

Semana passada estivemos em uma reunião junto ao IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e demais proponentes do Progr...
08/02/2017

Semana passada estivemos em uma reunião junto ao IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e demais proponentes do Programa Vai Tec durante o evento do Campus Party. Discutimos resíduos sólidos dentro de um cenário de cidade sustentável. Pontos interessantes levantados da reunião:

1. A cidade de São Paulo possui muitos públicos diferentes, diversas classes sociais e gerações diversas. Para ser possível estabelecer um dialogo com a sociedade, não podemos ter o mesmo canal com os diferentes agentes. Os problemas que a periferia enfrenta em relação a resíduos sólidos é muito diferente dos problemas do centro. Enquanto um luta para ter moradia digna, direitos à melhoria da qualidade de vida, o outro luta contra o excesso do consumo. Diferentes frentes de trabalho devem ser estabelecidos.
2. Nem todos os projetos socioambientais são para ser negócios sociais ou organizações não governamentais. Um projeto socioambiental pode se tornar simplesmente uma política pública, ou auxiliar a formulação de uma. Pode também ser incorporado por algum orgão para informar a população ou prestar um serviço público. Uma visão que eu, pessoalmente, não tinha e que abre novas portas e possibilidades.

Outras considerações enriquecedoras foram feitas pelos mentores e mediadores Agostinho Tadashi Ogura e Ros Mari Zenha e pelos outros proponentes Renato Dallora, Sabrina Gonçalves, Antonio Paulo de Araujo Junior. Agradecemos a todos pelo convite e conversa e agradecemos também a todos do Programa Vai Tec.

Saímos no Catraca Livre !! 💚💚💚💚
08/12/2016

Saímos no Catraca Livre !! 💚💚💚💚

Colaborar com o meio ambiente e lançar luz sobre as pessoas que contribuem com a coleta seletiva. Foi da união desses dois fatores que nasceu o site Vemdolixo.

Semana passada realizamos um curso sobre empreendedorismo com o The Studio, Loughborough University incubadora inglesa d...
16/11/2016

Semana passada realizamos um curso sobre empreendedorismo com o The Studio, Loughborough University incubadora inglesa da Loughborough University. Foi uma experiencia inesquecível. Muito obrigado à Adesampa pela oportunidade, gratidão a todos os amigos que também participaram e thank you very much teachers Magan and Catherine!!

E essa semana realizamos uma discussão muito bacana sobre resíduos perigosos no Vivei.ro pela Semana Lixo Zero organizad...
26/10/2016

E essa semana realizamos uma discussão muito bacana sobre resíduos perigosos no Vivei.ro pela Semana Lixo Zero organizada pela Cicla Brasil, Brasil Tomorrow e pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Foi tão gostosa a roda de conversa que queríamos que tivesse durado mais tempo 💚🍃=)!

Muito obrigado a todos que foram e aos palestrantes Profa Wanda Günther, Fernando Beltrame, Fernando D'Imperio e Alex Pereira Coopermitii)! E obrigado pelo ao pessoal da Giral | viveiro de projetos também pela parceria e todo apoio!!

Bom dia Pessoal! Organizamos para essa semana uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos para o Bairro da Vila Madal...
24/10/2016

Bom dia Pessoal!
Organizamos para essa semana uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos para o Bairro da Vila Madalena! Basta levar seu computador quebrado, celular antigo e outros itens eletrônicos para a Rua Laboriosa, 37.
Todos os resíduos coletados serão destinados para a Coopermiti aqui em São Paulo.
Contamos com vocês!! =)

Semana que vem começa a Semana Lixo Zero!E o Vem do Lixo está organizando dois eventos! O primeiro deles já é na segunda...
21/10/2016

Semana que vem começa a Semana Lixo Zero!

E o Vem do Lixo está organizando dois eventos! O primeiro deles já é na segunda dia 24!

Vai ser uma roda de diálogo entre profissionais renomados da área falando sobre os resíduos perigosos que temos em casa!

Não perca!

Mais informações no evento: https://www.facebook.com/events/235606513509474/

NOVO EDITORIAL: Be-A-Bá dos Resíduos!Este novo editorial visa postar mais informações sobre cada tipo de resíduo a cada ...
20/10/2016

NOVO EDITORIAL: Be-A-Bá dos Resíduos!

Este novo editorial visa postar mais informações sobre cada tipo de resíduo a cada mês.

Neste primeiro, teremos um pouco mais de detalhes sobre os resíduos orgânicos.

Você sabe quais são os materiais que são considerados como orgânicos?
E você sabia que há algumas formas de tratar esse material que geram energia e reduzem o volume do resíduos em até 40%?

https://www.vemdolixo.com/blog/2016/10/20/be-a-ba-residuos-organicos/

Confira nesta série um pouco mais sobre resíduos. No primeiro post, teremos mais detalhes sobre os resíduos orgânicos e as alternativas de tratamento.

Endereço

Avenida Tôrres De Oliveira, 76
São Paulo, SP
05347-902

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Vemdolixo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar