17/01/2023
Janeiro Branco
Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, com sua primeira realização em 2014, o Janeiro Branco acontece durante todo o mês e busca dar acesso às informações sobre saúde mental, defendendo que todos têm esse direito. São realizadas palestras e outros tipos de eventos que buscam trazer educação e quebrar tabus relacionados ao tema. Por muitas vezes quando se fala de saúde o que vem à mente é a saúde física. Resultados de exames e seus indicadores, exercícios físicos, alimentação, medicação e outras maneiras de prevenir e tratar doenças.
Mas o corpo não sofre apenas com as moléstias físicas. A saúde mental tem um profundo impacto em nossa qualidade de vida, podendo ter impactos severos em nosso corpo. Hoje é mais comum tocar em assuntos como depressão, ansiedade e burnout, mas o tema "saúde mental" ainda é cercado de tabus e lendas. Ignorar os sinais emocionais pode externalizá-los em forma de doença, o que é chamado de Somatização e pode ter consequências gravíssimas. A verdade é que quando a mente sofre o corpo sofre junto com ele.
A busca pela saúde mental, um estado de bem-estar onde o indivíduo reconhece suas próprias habilidades e é capaz de lidar de forma saudável com os acontecimentos desagradáveis do dia-a-dia, é um processo constante e um direito de todos. Por isso a concientização e o combate ao preconceito com o assunto é tão importante.
O mês de Janeiro e a cor branca foram escolhidas pelo simbolismo do recomeço, seja pela perspectiva que o primeiro mês do ano carrega, ou pela ideia de uma folha em branco, onde pode-se reescrever e pintar uma nova história de vida, substituindo uma rotina de sofrimento por uma onde há cuidado e amor próprio, onde f**a mais fácil de enxergar as coisas da vida como boas.