21/03/2017
Dicas para Manutenção Preventiva para Computadores/Desktop - Limpeza do Gabinete
A manutenção preventiva para os computadores de casa deve ser feita no máximo a cada 6 meses, pois se acumula muita poeira dentro do gabinete, dependendo de onde se mora ou de onde o computador f**a e se as condições do mesmo fazem com que ele acumule sujeira mais rapidamente o ideal seria que fosse feito a limpeza interna com um curto período de tempo, com o intervalo entre 2 a 3 meses.
Atente se para as dicas abaixo:
1- Para se fazer a limpeza externa no computador, deve se desligar o mesmo, remover os cabos e abrir a tampa lateral oposta do espelho da placa mãe(de forma que fique aberto igual a imagem do Post).
2 - Com o micro aberto será necessário remover todos os cabos de forma que não atrapalhe a limpeza do mesmo.
3 - Com os cabos soltos incluindo da fonte, será necessário remover o Cooler do processador para efetuar a limpeza do mesmo. Dependendo do modelo e marca existem maneiras diferentes de ser retirado. No caso do Intel temos um cooler simples de 4 gatilhos de pressão como se fossem parafusos, uma chave de fenda pode ser usada para o mesmo, retirado os 4 pinos e o cooler pode ser feita a limpeza com um pincel fino com cerdas grandes. No caso do AMD é um gatilho de pressão, apenas vira ló para o lado contrario e soltar da base e efetuar a limpeza da mesma forma com o Intel.
4 - Feito A limpeza do cooler e deixando separado, retire as memorias RAM e fala a limpeza da base com um pincel fino e a limpeza das memorias, limpando os conectores com uma borracha.
5 - Se houver uma placa de vídeo OffBoard(que seja a parte da placa mãe) retire as placas se houver mais de uma, faça a limpeza com pinceis que possam alcançar os cantos e locais onde existir poeira ou sujeiras.
6 - A limpeza da placa mãe deve ser feita com pinceis limpos e a mesma deve ser retirada do gabinete, não é necessário retirar o processador, a não ser que for limpar com álcool, que no caso ajuda para que não tenham insetos comento a placa ou os cabos(formigas adoram componentes eletrônicos). Mas se não estiver muito sujo e estiver fazendo a limpeza periodicamente não sera necessário o uso do álcool.
7- A limpeza do Gabinete deve ser retirado os leitores que estão acoplados no gabinete, como Leitores de CD/DVD ou Blu-ray, leitores de cartões digitais ou qualquer outro componente externo. Retire e limpe com um pano ou pinceis, para retirar a poeira ou sujeira que se acumula. Por fim deve ser feito a limpeza do gabinete, geralmente o mesmo acumula muita poeira, podem ser usador pinceis, panos úmidos ou um aspirador de pó.
8 - Com todos os componentes limpos, faça a montagem da mesma maneira que desmontou, pela ordem e organizando os cabos para que não atrapalhe a ventilação ou que os coolers(se houver mais de um) não esbarrem nos cabos fazendo um mal funcionamento. Ao colocar o cooler do processador no lugar, pode ser retirar o excesso de pasta termina ou toda, e trocar por uma nova. De todo o resto apenas a remontagem e fechamento do gabinete. E está feita a manutenção externa e interna.