12/02/2026
Minha mãe não teve uma criação exemplar em todos os aspectos. Não teve muitos referenciais sobre casamento, sobre como um esposo deve tratar sua esposa ou como criar filhos.
Mas ela decidiu quebrar esse ciclo.
Casou jovem. Teve filhos aos 18 anos. E escolheu construir algo diferente.
Ela teve paciência para me ensinar a ler e escrever. Me ensinou, pelo exemplo, o valor da mulher dentro do lar. Abriu mão de trabalhar fora para nos criar com princípios fortes e fé.
Eu a via orando todos os dias. Via meu pai orando antes de sair para trabalhar. Via minha mãe cuidando do meu pai com alegria, preparando bolos, nos arrumando, organizando a casa… Existia um valor ali que talvez ninguém visse, mas eu via.
Ela sempre dizia que éramos herança do Senhor. Que estava nos criando para Deus e para sabermos nos comportar neste mundo.
Nunca vi meus pais brigando. Sempre vi meu pai provendo. E ao contrário do que muitos dizem, depois que tiveram filhos foi quando prosperaram: casa própria, reformas, móveis, carro. Providência de Deus.
Meu pai sempre deixou claro: primeiro minha mãe, depois nós, depois o restante da família.
E hoje eu repito esse ciclo.
Casei cedo com o amor da minha vida. Um homem provedor, com valores semelhantes aos do meu pai. Estou gerando o fruto desse casamento cedo, porque aprendi que filhos são bênçãos. Que cuidar da casa, das finanças, trabalhar, cuidar do marido e dos filhos é um ato de adoração a Deus.
Obrigada, mãe.
Obrigada por me ensinar, mesmo sem saber, todos os dias.❤️
*OBS: talvez essa não seja a sua referência de lar, mas assim como minha mãe não deve esse modelo, fez tudo diferente, você não precisa repetir padrões que não deram certo, e sim, fazer a sua história e repetir tudo o que for bom*.❤️