Radio Itu Gospel

Radio Itu Gospel Web Radio

Jovem esfaqueia pastor e porteiro durante culto em GOO pastor ferido afirma que o jovem já foi membro da igreja e que ho...
30/04/2016

Jovem esfaqueia pastor e porteiro durante culto em GO
O pastor ferido afirma que o jovem já foi membro da igreja e que hoje é usuário de dr**as

O porteiro e o pastor de uma igreja evangélica em Porangatu, Goiás, foram esfaqueados por um jovem de 23 anos que invadiu a igreja para praticar o crime.
As câmeras de segurança da igreja mostram a hora que o jovem entra no templo durante o culto que acontecia nesta terça-feira (26) no período da noite.
Sem camisa e com a faca na mão, ele agride primeiramente o porteiro, Faleno Vinhal Ribeiro Neto. O porteiro é empurrado e acaba sendo atacado com a faca, fazendo um ferimento em sua mão.
Ao ver a cena, o pastor João de Deus dos Santos, de 52 anos, tentou conter o agressor, mas acabou caindo e foi esfaqueado na nuca.
“Observei um homem vindo com uma faca grande na mão. Ali, naquele momento, quando eu pulei nele, o meu pé enganchou em um dos fios do retorno do som. Antes de ir ao chão, ele conseguiu me acertar na nuca”, diz o pastor que foi socorrido e já recebeu alta.
O porteiro foi levado ao Hospital de Urgências de Anápolis (Huana) com o ferimento na mão e continua internado.
Os fiéis que estava no culto se assustaram e saíram correndo. “Foi muito desespero, uma cena de terror mesmo porque a gente não esperava. Mas graças a Deus, o pior não aconteceu”, disse a cantora Jocivalda Moisés.
Para o pastor atacado, o jovem estava “visivelmente drogado e aparentemente embriagado”. O religioso viu o jovem andando no bosque que f**a em frente à igreja, local usado pelos usuários de dr**as da cidade.
“Ele iria entrar para fazer tumulto. A mãe dele, já falecida, frequentava a igreja. Ele é desviado. Pouco antes, tinha ido lá, mas o porteiro conversou com ele e evitou a sua entrada. Ele saiu, pegou uma faca no bosque e voltou”, disse o pastor. Com informações G1

Cristãos são forçados a adorar deus hinduCasal lidera ministério que teve o templo queimado por radicais hindusUm casal ...
30/04/2016

Cristãos são forçados a adorar deus hindu
Casal lidera ministério que teve o templo queimado por radicais hindus

Um casal cristão foi agredido brutalmente por fundamentalistas hindus na Índia. O ataque aconteceu este mês e foi divulgado pelo ministério Portas Abertas.
O casal Dinbanhu Sameli, de 30 anos e Meena de 26, lideram um ministério em Bastar e foram forçados a adorarem um deus hindu, como se negaram, foram agredidos e tiveram a igreja incendiada.
Meena está grávida de 7 meses e nem a gravidez impediu que os fundamentalistas partissem para a agressão física.
“Eu estava do lado de fora da igreja, quando dois jovens aproximaram-se pedindo oração, alegando que eram de uma igreja próxima. Minha esposa viu, e veio até nós. Em seguida, colocaram uma espada no meu pescoço e gritaram ‘Jai Shri Ram’ (vitória ao deus Ram). E perguntavam: ‘Onde está o seu Jesus?’. Eu respondi: ‘Eu creio que ele está aqui agora’. Mas eles insistiram: ‘Por que você não acredita em Ram?’. Então respondemos com silêncio para que eles não nos matassem”, lembra o líder.
Os agressores ainda exigiram que eles desenhassem a imagem de Ram em suas Bíblias, mas eles também se negaram e por isso eles jogaram gasolina na igreja e atearam fogo.
“Eu senti o peso da espada e tive medo em meu coração, então orei para que Deus nos livrasse da morte. Então os dois fugiram. Não podíamos fazer mais nada, a igreja estava toda queimada, então fomos prestar uma queixa na delegacia”, relatou.
Mas os hindus prepararam uma armadilha e acusaram os cristãos de queimarem a própria igreja. “Mais tarde, a notícia já estava estampada no jornal local, informando que eu era culpado pelo incêndio e que minha esposa me ajudou a encharcar a igreja com gasolina antes do incêndio”, explica.
Essa não é a primeira vez que os devotos de Ram atacam cristãos. Um analista de perseguição do Portas Abertas lembra que no ano passado militantes hindus destruíram uma igreja utilizando tratores.
Enquanto lançavam os tratores no prédio os homens gritavam ‘Jai Shri Ram’ e escreveram a frase nas paredes e na porta principal. Ainda segundo o analista, foram registrados 93 ataques organizados contra cristãos entre 2014 e 2015 e este ano o número é maior: entre janeiro e abril foram registrados 49 incidentes no centro da Índia.

“Arca de Noé” chega ao Brasil nas OlimpíadasRéplica f**ará no país por dois anospor Jarbas Aragão FACEBOOKA Arca de Noé...
30/04/2016

“Arca de Noé” chega ao Brasil nas Olimpíadas
Réplica f**ará no país por dois anos

por Jarbas Aragão 
FACEBOOK

A Arca de Noé construída pelo holandês Johan Huibers foi inaugurada em 2012. Dono de uma empresa de construção civil, em Dordrecht, perto da capital Amesterdã, Hubiers é evangélico e decidiu seguir passo a passo as instruções encontradas no Livro de Gênesis sobre a Arca original.
O custo total foi de quase um milhão e meio de dólares. Embora existam debates entre os estudiosos sobre as medidas, a réplica mede cerca de 135 metros de comprimento, 22,5 metros de largura e 13,5 metros de altura, que correspondem às proporções dos côvados indicados nos capítulos 6 a 9 de Gênesis.
O resultado é um verdadeiro navio, que tem quatro andares e o comprimento de um campo de futebol.
Com capacidade para 5.000 pessoas, o projeto é trazer a arca junto com as palestras, filmes e discussões bíblicas que são promovidas nela desde a inauguração. A embarcação funciona ainda como uma espécie de museu, com réplicas de animais em tamanho natural, mostrando como deve ter sido durante o dilúvio.
Nesses 4 anos, já foi visitada por mais de 600 mil pessoas. Huibers, que já trabalhou como missionário, agora deseja espalhar sua missão evangelística pela América do Sul, Central e do Norte.
Conforme o site oficial, trata-se de uma “jornada da esperança”. Seu primeiro destino fora da Holanda é o Brasil. Ele planeja chegar com a réplica bíblica durante as Olimpíadas e f**ar no país durante um período de dois anos (podendo chegar a até quatro).
Huibers anunciou que além de oferecer acesso livre as populações carentes e órfãos do país, pretende entregar Bíblias para cada criança que visitar a embarcação.
Além do Rio de Janeiro o roteiro da Arca incluiria Fortaleza, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Vitória, Santos, Florianópolis e Porto Alegre. Posteriormente, seguiria para Montevidéu, no Uruguai, Buenos Aires, na Argentina, San Francisco e Seattle, nos EUA. Com informações de Christian Headlines

Templos de Baal serão erguidos em Nova York e LondresReproduções de monumento chamam atenção de teólogosRéplicas em esca...
15/04/2016

Templos de Baal serão erguidos em Nova York e Londres
Reproduções de monumento chamam atenção de teólogos
Réplicas em escala natural da entrada do Templo de Baal serão erguidos na Times Square (centro de Nova York) e na Trafalgar Square (centro de Londres) em meados de abril. Segundo o The New York Times, trata-se de uma ‘homenagem’ ao local que f**ava na cidade de Palmira na Síria e foi destruído pelo Estado Islâmico em agosto de 2015.
O jornal americano explica que serão reproduções do arco de 15 metros que formava a entrada do templo original. Assim que foi confirmado a veracidade da informação, vários teólogos emitiram opiniões. Para eles é “chocante” que o antigo opositor de Jeová, conhecido como Bel ou Baal, receba destaque em cidades tão importantes do mundo.
O antigo deus da chuva, do trovão e da fertilidade, era adorado em festas que incluíam – dependendo do país e dá época – orgias se***is e até sacrifícios de crianças. A antiga divindade, adorada por babilônicos, caldeus e fenícios, de certa forma vê seu culto ressurgir disfarçado de homenagem cultural.
Pastores lembram ainda que o ocultismo sempre atrai a curiosidade do público e que recentemente foi inaugurada publicamente uma estátua de Satanás em solo americano.
Michael Snyder, colunista da Charisma, maior revista pentecostal do mundo, faz um paralelo entre a figura de Baal, também chamado de Tamuz (Ez. 8:14-16)) e Merodaque (Is 39:1; 2 Re 25:27; Jr 50:2), e o fato de que, segundo a tradição, a primeira figura associada a Baal foi Ninrode, fundador de Babel/Babilônia (Gn 11).
Para Snyder, em um mundo onde a imoralidade e o ab**to são questões cotidianas e não causam mais surpresa ou rejeição nem por parte da igreja, falar sobre o assunto pode parecer uma superstição antiga.
Contudo, ele lembra que ao longo de todo o relato bíblico, o povo de Deus sempre foi instado a se afastar do culto aos falsos deuses, sendo a passagem mais conhecida o confronto do profeta Elias contra os sacerdotes de Baal em 1 Reis 18.
Lembra também que “muitos estudiosos da Bíblia acreditam que o Anticristo vai ser como Nimrode ou estará associado a ele de alguma forma”. Por fim, questiona: “Será que, na verdade, estamos construindo um templo para o espírito do Anticristo no próximo mês?”.

“Nilo de sangue” fotografado por satélite lembra praga do EgitoImagem gera especulações sobre possível sinal proféticoPo...
15/04/2016

“Nilo de sangue” fotografado por satélite lembra praga do Egito
Imagem gera especulações sobre possível sinal profético
Pouco divulgada no Brasil, uma imagem do satélite Sentinel-3A, da Agência Espacial Europeia (ESA), captada no início de abril, chamou atenção. Ela mostra o rio Nilo, no Egito, e algumas áreas desérticas do norte da África e no Oriente Médio, vermelhas como sangue.
Essa é uma visão aérea, que deixou muitos fiéis lembrando dos relatos de Êxodo e da libertação do povo judeu da escravidão. De modo especial por que estamos às vésperas da Páscoa judaica. Como os judeus seguem o calendário lunar bíblico, a data é comemorada dia 21 de abril.
A proximidade com a data da Páscoa gerou diversas reações em sites judaicos e cristãos que analisam as profecias concernentes a Israel. Na celebração religiosa mais importante de sua fé, judeus de todo o mundo irão lembrar as dez pragas durante a refeição especial ordenada por Deus e irão comemorar o livramento divino.
Sangue (dam em hebraico), foi a primeira praga que Deus enviou para punir os egípcios quando o Faraó se negou a libertar os israelitas da escravidão.
Os mais céticos afirmam que o milagre do Livro de Êxodo podia ser explicado por conta da grande proliferação de uma alga de cor avermelhada que se multiplica muito nesta época do ano. De fato, a cor vermelha vista na foto de satélite é por causa dessa vegetação.
A distância do satélite, associada ao calor que emana da vegetação aparece no espectro de infravermelhos das lentes. Contudo, cabe lembrar que o relato da Bíblia afirma que não apenas o Nilo, mas toda a água no Egito se transformou em sangue.
As imagens da ESA ajudam os cientistas a entender melhor o estado da vegetação. Durante sua órbita em torno do planeta, o satélite documenta o que acontece nos oceanos, nos continentes e na atmosfera, fazendo uma leitura do clima global. Com informações de Breaking Israel News e DailyMai

Marco Feliciano promove CPI contra a União Nacional dos EstudantesEntidade recebe recursos públicos federaisO contribuin...
09/04/2016

Marco Feliciano promove CPI contra a União Nacional dos Estudantes
Entidade recebe recursos públicos federais

O contribuinte brasileiro não tem controle de como o dinheiro de seus impostos é usado pelo governo. As constantes denúncias que tem vindo a público nos últimos meses apenas comprovam que os chamados movimentos sociais e entidades públicas são todos financiados (direta ou indiretamente) pelo erário público.
O deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) está disposto a pôr um fim nisso. Portanto, está recolhendo assinaturas na Câmara dos Deputados para a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue de modo específico a UNE (União Nacional dos Estudantes).
Juntamente com entidades paraestatais como UBES (União Brasileiras dos Estudantes Secundaristas) e UJS (União da Juventude Socialista), a UNE ganhou grande força política nos governos do Partido dos Trabalhadores.
Durante o processo do impeachment, seus militantes f**aram do lado de Dilma e coordenaram várias ações públicas, que inclui a tentativa de intimidação de parlamentares da oposição. Seus membros têm atacado pelas redes sociais e nos corredores do Congresso os deputados que lutam pelo impedimento da presidente, classif**ando-os de “picaretas”.
Marco Feliciano foi um deles. Portanto, resolveu colher pessoalmente as 171 assinaturas necessárias para a abertura da CPI. Este é um gesto raro entre os deputados, que geralmente delegam a tarefa para os assessores. Ele já conseguiu o apoio de 112 colegas de Parlamento.
Feliciano quer investigar, por exemplo, o repasse de 65 milhões de reais para construção de uma sede luxuosa para a entidade. Mas ela nunca saiu do papel. Quando apresentou o projeto no Plenário, o pastor disse que a UNE deveria ser chamada de “União Nacional dos Esquerdopatas”.

Ele explicita que, desde 2006, a UNE “já recebeu quase 60 milhões de reais, entre doações de estatais transferência direta do governo e patrocínio de ministérios”. Além do apoio explícito de diversos parlamentares, Feliciano recebeu esta semana membros do Movimento Brasil Livre, que apoiaram a iniciativa.

Lei permite que empresas neguem serviços a g**sO projeto gerou polêmica sendo rejeitado por grupos LGBT e sendo apoiado ...
09/04/2016

Lei permite que empresas neguem serviços a g**s
O projeto gerou polêmica sendo rejeitado por grupos LGBT e sendo apoiado por conservadores

Nesta terça-feira (5) o governador do estado norte-americano do Mississippi, Phil Bryant, assinou uma lei que permite empresas públicas e privadas a recusarem serviços para casais g**s com base nas crenças religiosas de seus funcionários.
O projeto dividiu a opinião dos empresários, alguns chegaram a dizer que a lei permitiria a descriminação, outros, porém foram a favor do texto. Grupos LGBT tentaram impedir a aprovação da lei, enquanto que os grupos conservadores e religiosos estavam a favor do projeto.
A medida aprovada, tem como objetivo proteger quem não é a favor das uniões homosse***is, lembrando que há muitos empresários e seus funcionários sendo processados por se negarem a prestar algum serviço a esse grupo não apenas no Mississippi, mas em outros estados americanos.
“Essa lei apenas reforça os direitos que já existem para o exercício da liberdade religiosa, como indicado na Primeira Emenda da Constituição dos EUA”, disse o governador republicano em sua conta no Twitter.
Pelo que foi aprovado, igrejas, grupos de caridade religiosos e empresas privadas poderão se recusar a prestar um serviço caso ele venha a violar suas crenças pessoais. Já os funcionários do governo poderão se recusar a realizar o trabalho, porém o governo oferecerá o serviço através de outra pessoa.
“Essa lei não limita qualquer direito constitucionalmente protegido ou ações de qualquer cidadão deste Estado sob as legislações estaduais ou federais”, disse Bryant.
Mas para a diretora-executiva da União das Liberdades Civis do Mississippi, Jennifer Riley-Collins, essa lei “contraria os princípios americanos básicos de igualdade e justiça e não vai proteger a liberdade religiosa de ninguém”.
Ainda de acordo com ela, o texto está longe de proteger direitos individuais, sendo um “ataque aos cidadãos do Estado” servindo como “um emblema de vergonha”. Com informações Estadão

Pastor vereador renuncia para “continuar honesto”Valdemir Soares do PRB de Curitiba foi acusado de votar em nome de outr...
09/04/2016

Pastor vereador renuncia para “continuar honesto”
Valdemir Soares do PRB de Curitiba foi acusado de votar em nome de outra vereadora

O vereador de Curitiba Pastor Valdemir Soares (PRB) renunciou ao cargo nesta quarta-feira (6). Ele afirmou que deixa o cargo tranquilo e que tomou a decisão para continuar sendo honesto.
“Saio tranquilo. Tendo a certeza que saio porque quero continuar honesto”, disse o parlamentar.
Soares foi acusado pela vereadora Julieta Reis (DEM) de votar em nome dela na sessão da Câmara Municipal de Curitiba.
As imagens das câmeras internas mostram que ele usava o terminal de voto da vereadora Julieta Reis que não estava presente na sessão e teve o voto registrado. Valdemir Soares nega e diz que prefere renunciar.
Na noite de terça (5), o pastor avisou em seu Facebook que iria desistir do cargo. “Em amor as pessoas que me conhecem, acreditam e apoiam nossa caminhada. ‘Nada pode abalar um homem de consciência limpa'”, escreveu.
O que estava sendo votado no dia 31 de março era se as faltas dos professores municipais que fizeram greve deveriam ser perdoadas pela prefeitura.
A vereadora Julieta não havia voltado do almoço e por isso não estava na sala para votar. Os equipamentos utilizados na Câmara de Curitiba não exigem senha, ele registra as presenças dos vereadores e pisca até o voto ser registrado.
Julieta afirmou aos jornais que seu voto aparece como a favor do perdão das faltas, mas ele diz que se estivesse presente votaria contra. “Como vamos abonar falta? Quem tem que abonar é o senhor prefeito. Eu votaria contra”, garantiu a vereadora.
No lugar do pastor Valdemir Soares assume Edson do Parolin (PSDB).

Wanderlei Silva quer montar igreja para lutadores cristãosDe volta ao Brasil, veterano afirma que muitos atletas “estão ...
07/04/2016

Wanderlei Silva quer montar igreja para lutadores cristãos
De volta ao Brasil, veterano afirma que muitos atletas “estão se desviando”

Ex-campeão do Pride, um dos primeiros grandes ídolos do MMA, o cristão Wanderlei Silva está de volta ao Brasil após uma temporada de quase 10 anos morando nos EUA.
O lutador migrou para a terra do Tio Sam quando o polo central do MMA mudou de Tóquio para Las Vegas, com a compra do Pride (no Japão) pela Zuffa (empresa que administra o UFC).
E Wanderlei logo estreou pelo UFC, com toda p***a e expectativa que seu nome merecia. Mas sua passagem pelo evento americano não refletiu os anos gloriosos no Japão e terminou com uma longa disputa judicial, que fez o lutador f**ar dois anos inativos.
Superada esta fase complicada, Wand assinou com o Bellator (atual segundo maior evento de MMA do mundo) e arrumou as malas para voltar ao Brasil. O motivo do retorno, porém, é menos esportivo que se imagina.
Em entrevista marcante a Marcelo Barone, publicada no site do Canal Combate, Wanderlei citou interesse em ajudar o país e tocar um projeto vinculando ao esporte e a religião como os principais fatores que o atraíram de volta à sua terra natal.
“A minha vida [nos EUA] estava muito sossegada e o país assim, caindo aos pedaços. A gente não pode se omitir. As pessoas acham que isso é um jogo de interesse, mas não é. Eu voltei por um ideal mesmo.”, afirmou o lutador.
“Conversei com o meu pastor e voltei para ajudar a trazer membros para a nossa igreja e para viver esse momento político, pois temos que usar a nossa influência para o lado bom, mostrar que temos que lutar pelo nosso ideal. Lutar pelo bem comum, não só pensar no seu umbigo’, completou.
Em outro trecho da entrevista, o lado polêmico de Wanderlei apareceu quando discorreu mais sobre a importância da fé no esporte. Ele justificou maus resultados de alguns lutadores com possíveis desvios dos caminhos da fé.
“Muitos dos nossos lutadores têm fé, mas estamos perdendo porque vários estão se desviando. O cara faz duas, três lutas na cidade, já f**a conhecido e se desvia. Estamos tentando colocar esse pessoal nos trilhos.”, comentou o atleta, dando mais detalhes sobre o seu projeto de igreja.
“Estamos no começo, mas a gente já tem um lugar pequeno e tem o culto lá no domingo. Temos um grupo no WhatsApp, chamado ‘Leitura da Palavra’. E lá estão [José] Aldo, Lyoto [Machida], Sh**un, Rafael Cordeiro, [Fabrício] Werdum, Rafael Dos Anjos.”, completou o curitibano.
Entre os membros do seleto grupo de lutadores cristãos, estão dois atuais campeões do UFC e três ex-campeões. Não é pouca coisa.
“Todo poder dado nessa terra é por Deus, não é o que você merece, Ele dá para quem ele quer. Às vezes ele dá para uns filhos da p***, mas é natural, né? (risos)”, disse Wanderlei.
Apesar o linguajar, o lutador demonstra realmente ser um homem de fé ao atribuir exclusivamente a Deus sua mais recente vitória: o fato de ser saído ileso do litígio com o UFC.
“Um dia eu acordei de manhã e vi a minha mulher de joelhos, orando e no mesmo dia os caras (UFC) ligaram e disseram: ‘Olha, foi feito um acordo aqui e tal. Você faz uma carta se retratando e está livre do contrato’. Eu falei: ‘É a mão divina’. Não tem outra explicação”, finalizou.

Bancada Evangélica emite nota apoiando ImpeachmentFPE afirma que os escândalos de corrupção no governo Dilma são uma afr...
07/04/2016

Bancada Evangélica emite nota apoiando Impeachment
FPE afirma que os escândalos de corrupção no governo Dilma são uma afronta ao povo brasileiro

O portal Gospel Prime está em Brasília, acompanhando os trabalhos da Frente Parlamentar Evangélica. Após a divulgação da matéria sobre a posição dos parlamentares, a reportagem procurou diversos parlamentares para comentarem os motivos dos seus votos sobre o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Após diversas tentativas, não fomos recebidos pela maioria dos que se posicionaram como “indecisos” ou “contra”. A informação oficial é que uma nota seria emitida sobre o assunto. No final da tarde desta quarta (4), o deputado João Campos (PRB/GO) leu a nota na íntegra e respondeu a perguntas dos jornalistas. Estavam presentes vários parlamentares que têm sido atuantes na campanha pró-impeachment.
É importante ressaltar que a nota oferece a opinião da Frente Parlamentar Evangélica após uma reunião nesta tarde. Existem membros da bancada que pertencem ao Partido dos Trabalhadores e estes, por razões óbvias, não subscreveram a nota. Leia na íntegra:

NOTA À NAÇÃO BRASILEIRA
A FPE- Frente Parlamentar Evangélica, tendo em vista a grave crise econômica, moral, ética e política que atravessa o Brasil, com graves consequências na vida do povo brasileiro, tais como: desemprego, inflação, fechamento de empresas, descrédito econômico nacional e internacional, e entendendo que os mais pobres do país são os que mais estão sofrendo com os resultados dessa crise generalizada;
Considerando que os recentes escândalos de corrupção praticados pelo governo Dilma são uma afronta ao povo e ao estado democrático de direito e amparada pelo caminho constitucional, legal e democrático embasado pelo pedido de impeachment que tramita no Congresso Nacional, bem como a necessidade do país de reestabelecer a esperança, a confiança, a unidade nacional e a retomada do crescimento, DECIDIU, MANISFESTAR PUBLICAMENTE SUA POSIÇÃO FAVORÁVEL AO IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, em reunião extraordinária, na tarde de hoje.
Brasília, 06 de abril de 2016.
João Campos
Deputado Federal
Presidente da frente Parlamentar Evangélica

PolíticaOs próximos passos da criseComo a saída do PMDB da base do governo altera o jogo da crise políticaO alvo da Lava...
02/04/2016

Política
Os próximos passos da crise
Como a saída do PMDB da base do governo altera o jogo da crise política

O alvo da Lava Jato é o sistema político corrupto e seu modo de funcionamento. E o alvo do sistema político é tentar escapar da Lava Jato por meio de uma blindagem em relação às investigações. E, nesse sentido, a movimentação do impeachment é uma tentativa de reorganizar o sistema e reconstruir os muros que foram bombardeados pelas Polícia Federal e pelo Ministério Público.
Não se trata do impeachment em si, mas de sua movimentação. Isso porque os passos dados pelos atores do impedimento não objetivam, necessariamente, a derrubada da presidente rumo à ocupação do poder no sentido de tirar o país da crise. Signif**am levantar barreiras de proteção para o próprio sistema político; sair da própria crise, do seu estado terminal, tentando colocar vinho novo em odres velhos. Em uma palavra: o discurso é o de “salvar o Brasil do PT”, mas o objetivo real é, literalmente, salvar-se do xadrez da Lava Jato.
O impeachment constitui-se, nesse sentido, uma espécie de bote salva vidas para a classe política fisiológica, que usa a justif**ada indignação do brasileiro no tocante à corrupção, para trocar a figura do presidente, mas não a forma como se dá a reprodução da promiscuidade no ambiente público-privado.
O impeachment é, nesse contexto, um instrumento da elite política para não ser alvo da Lava Jato, e seu adiamento e sua constante indefinição fez parte de uma estratégia política que objetivou dificultar as ações dos promotores e delegados, que precisaram lançar-se sobre o sistema político por diversas frentes, tentando encurralá-lo, mas sem eficiência, dada a constante metamorfose do sistema.
Mas a indefinição teve um custo político alto, e as movimentações das ruas – tanto a do dia 13 quanto do dia 18 – colocaram sobre os jogadores políticos do impeachment o chamamento a uma decisão: ou um xeque-mate na presidente ou a desistência do jogo. Em grande parte, isso será decidido na reunião do PMDB, no dia 29 de março, que dirá se o partido f**a ou não no governo.
Do ponto de vista do governo, essa decisão é fundamental, pois uma indefinição, à essa altura, faz com que não se saiba, de fato, quantos votos se tem para barrar o impeachment, e nem permite que se tente consegui-los por meio do convencimento, posto não se saber quem está em dúvida.
Mas essa definição também é crucial à Lava Jato. Explico: se o PMDB desocupar os cargos, f**ará claro aos investigadores quais serão os caminhos a serem percorridos pelos principais establishments que, na lógica da operação, controlam sob o ponto de vista político, o sistema de propinas envolvendo as principais empreiteiras do país.
Dessarte, evidenciará à operação que o sistema político majoritário migrará para uma reorganização via Temer. Em função disso, é bem provável que nos próximos dias sejam revelados à opinião pública parte de delações envolvendo o vice-presidente e os principais articuladores do impeachment. Mas essas revelações, provavelmente, terão pouca cobertura da grande imprensa, que está alinhada à “saída Temer”.
Mas se o PMDB não sair, a Lava Jato atacará em conjunto o bloco PMDB/PT e partidos adjacentes, pois, na lógica dos investigadores, os partidos se concentrarão numa saída a posteriori por meio de uma reunif**ação, possivelmente, por meio de Lula. Se assim acontecer, este será o alvo fundamental da Lava Jato nas próximas semanas.
Esse dia D do PMDB, na verdade, é um dia D para o Brasil. É uma definição que fará com que o jogo fique mais claro para todos os lados: à opinião pública, ao governo, aos aliados do impeachment, e à Lava Jato. Todos aguardam, ansiosamente, o desembarque ou a continuação da viagem do PMDB no navio governista.
Será, a partir daí, que se poderá ver onde essa nau da crise chegará, porque até agora só temos visto de onde ela partiu.

Endereço

Itu, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Radio Itu Gospel posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar