01/12/2021
Desde que surgiu, a AIDS sempre esteve cercada de preconceitos e incertezas. Acredita-se que a AIDS surgiu em meados da década de 30, no entanto, foi somente em 1981 que o "paciente zero", Gaëtan Dugas, morreu.
Durante toda a década de 80 a doença foi tratada como a "peste gay" pois a grande maioria dos infectados ou eram homossexuais ou bissexuais. Por conta deste preconceito, a comunidade LGBTQIA+ sofreu descriminação por muito tempo, porém, hoje sabe-se que a AIDS nada tem a ver com a orientação sexual de seus portadores.
Dos anos 80 até os dias atuais, os tratamentos evoluíram muito e hoje é possível que os portadores do HIV vivam suas vidas com o vírus indetectável, ou seja, incapazes de transmitir a doença.
Até 2019, 37,9 milhões de pessoas no mundo viviam com HIV, sendo que 23,3 milhões tinham acesso à terapia antirretroviral. Desde o início da epidemia, foram registrados 74,9 milhões de pessoas infectadas, com 32 milhões de mortes.
A prevenção ainda é a melhor forma de proteção.
Informe-se, faça o teste, proteja-se.