28/04/2016
Limitação da internet Brasileira: Um precedente perigoso para a infraestrutura de redes.
-Um dos assuntos do momento sem dúvida é as investidas de fornecedoras de internet banda larga residencial e comercial na tentativa de limitar a quantidade de dados dos clientes, e isso pode abrir um precedente muito complicado para as infraestruturas de redes no país. Podemos te explicar essa situação por uma relação simples com a Rodovia Bandeirantes e a famosa Estrada de Santos do cantor Roberto Carlos. Aí você me pergunta: “Tá, mas o que isso tem a ver?” e eu respondo: Tudo.
Imagine que os dados (pacotes) que chegam para seu computador precisam fazer um caminho, seguir uma “estrada” para trafegar. Imagine agora que temos uma estrada com um limite de velocidade alto, 5 faixas, segura e bem sinalizada para trafegar, fazendo com que eu consiga trafegar tranquilamente, ok? Agora imagine que eu tenho uma pista única, perigosa, pouco sinalizada e cheia de curvas e tráfego intenso, aí f**a muito mais lento e difícil de trafegar, correto?
Com a limitação da banda larga, é como se eu tirasse os carros dessas rodovias, o que faz com que eu não precise fazer manutenção e cuidá-la da melhor forma, pois como o tráfego diminui, diminui também os danos e os investimentos que preciso para que ele flua livre e segura.
Consegue entender como isso pode comprometer a infraestrutura de redes no Brasil num futuro próximo? Redes sucateadas, mal cuidadas e com tecnologias ultrapassadas sem os investimentos necessários, fora a crise que se instala no Brasil.
E há quem diga que já subimos a Estrada de Santos todos os dias...