29/06/2020
Você já ouviu falar em Comunicação Não- Violenta?🤔 Então senta que lá vem história. Bom, esse termo que ganhou a abreviação em uma sigla – CNV – é, na verdade, uma metodologia de comunicação desenvolvida por volta de 1960 pelo psicólogo americano, mediador, professor e autor do livro Comunicação Não-Violenta - Marshall Rosenberg. À época, Marshall aplicou o modelo de comunicação não-violenta em programas de paz em países como Ruanda, Nigéria, Malásia, Indonésia, Sri Lanka, Oriente Médio, Sérvia, Croácia e Irlanda.
Mas porque algo tão profundo sobre uma coisa que, aparentemente, é tão simples como a comunicação?❗️ Este é o maior erro das pessoas em suas relações - sejam pessoais ou profissionais: subestimar o poder da comunicação, sobretudo para a resolução de conflitos. 🥰Afinal uma comunicação leve, honesta e, principalmente, não agressiva, é a base de qualquer relação saudável.
Apesar disso, a prática da comunicação, não é algo que acontece de forma natural na maioria das vezes. Ao primeiro sinal de atrito ou de divergência de opinião, as pessoas tendem a se exaltar, julgar, xingar, falar sem escutar, f**ar na defensiva e até despertar comportamentos agressivos.😠Em poucos minutos, uma pequena divergência pode se transformar em um verdadeiro caos. Quem nunca?
Por isso, segundo Marshall Rosenberg é preciso treinar o nosso modo de falar, responder e ler as intenções de outras pessoas com um objetivo claro: o de entender a necessidade do outro, sem julgamentos, e também a nossa própria necessidade. 😄Quando isso acontece, conseguimos nos comunicar melhor com as pessoas ao nosso redor.
E aí, já tinha ouvido falar sobre a Comunicação Não-Violenta? Curtiu a explicação? 😎