02/06/2026
Nas minhas oficinas, o caos faz parte do processo. Não aquele caos que impede, mas o que abre possibilidades. O das manchas inesperadas, das cores que se misturam, das ideias que mudam de direção e dos desenhos que nascem sem um plano definido.
Começamos com duas ou três regras e depois vemos o que acontece. No fim, olhamos com calma e percebemos o que aconteceu, contemplamos. E os tempos são sempre estes.
Acredito que as crianças precisam desse espaço de liberdade para criar verdadeiramente. Um espaço onde não existe uma forma certa de fazer, onde o erro pode transformar-se numa descoberta e onde a imaginação tem lugar para crescer.
Muitas vezes procuramos resultados perfeitos, mas é no meio da experimentação, da curiosidade e da espontaneidade que surgem as criações mais autênticas. Criar é explorar, arriscar, testar caminhos e aceitar o inesperado.
Uma vez perguntaram-me como é que eu estava tão tranquila com uma "bagunça" tão grande nas mesas e com tantas crianças à minha volta 😝
Talvez o caos seja apenas isso: a liberdade de sermos criativos sem medo. 🎨✨