A história de Counter-Strike começou em meados de 1996, quando um desenvolvedor de jogos vietnamita (naturalizado canadense) chamado Minh Le conheceu o jogo Quake, que na época era um grande sucesso do gênero. Pouco tempo depois, ele conhece também o SDK (kit de desenvolvimento) do jogo, e passa a usar o seu talento para desenvolver alguma coisa relacionada ao jogo de tiro que tanto gostou.
O seu mod para Quake era baseado em operações feitas por fuzileiros navais, e por isso seu mod se chamou Navy SEALs. Nesse jogo, você era um soldado pertencente ao exército de fuzileiros dos Estados Unidos, e outra coisa que chamou a atenção foi que seu criador adicionou novas armas, que não estavam presentes na versão original de Quake.
Assim que o jogo Quake 2 foi lançado, o desenvolvedor independente também adquiriu o seu kit de desenvolvimento, e depois de um tempo criou o que foi a “evolução” de Navy SEALs: Um novo mod chamado Action Quake 2, que era ainda mais semelhante ao CS que já conhecemos. O novo elemento fez um sucesso bem maior que seu antecessor, e a id Software o elegeu para estar presente em um pacote oficial de mods para Quake 2.
O Nascimento do CS
📷Half Life Counter-Strike
Depois que Action Quake 2, Minh Le continuou a estudar Ciências da Computação, além de ter seus trabalhos paralelos como desenvolvedor de mods. Dessa vez, o jogo do momento era Half-Life, um lançamento da época. Também foi durante esse período que Minh Le conheceu Jess Cliffe, e juntos começaram a trabalhar em outro mod, que todos nós já conhecemos muito bem: O Counter-Strike. Pela primeira vez na história, um mod de jogo acabaria se tornando muito mais famoso que o próprio jogo do qual ele foi criado.
Com o lançamento da primeira versão de Counter-Strike, em 1999, sua popularidade foi crescendo em um ritmo exponencial, a ponto de que Minh Le chegou a se dedicar totalmente ao mod, deixando a sua faculdade de lado. Acham que a decisão de Le foi um erro? Desnecessário dizer que não.
Enquanto isso, Jess Cliffe também trabalhava no aprimoramento de Counter-Strike, juntamente com seu amigo Le. Além disso, Cliffe também gravou os comandos de rádio que são usados nas partidas, com sua própria voz, o que foi mais uma característica marcante de CS.
O período beta de Counter-Strike foi bem longo, e envolveu muito trabalho. A primeira versão beta aberta de CS foi lançada no dia 19 de junho de 1999, e o jogo começou a ter atualizações semanais. O suporte constante ao jogo, aliado a diversão que ele já proporcionava, foi a fórmula certa para trazer milhões de fãs pela internet.
Ao todo foram 19 versões beta do jogo, até que Counter-Strike, versão 1.0 foi lançado no ano 2000.
Uma oportunidade vista
Quando Counter-Strike estava em sua quarta versão beta, a companhia Valve, criadora de Half-Life(de onde o CS foi criado como mod) viu uma oportunidade imensa nesse jogo, que já tinha uma identidade própria. A aposta da Valve estava apenas começando, e juntamente com a distribuidora de jogos Sierra, conseguiram a autorização para comercializar Counter-Strike separadamente, sendo um tipo de extensão de Half-Life.
📷Menu principal de Counter-Strike, uma imagem muito famosa entre os fãs
Assim que CS começou a ser vendido, o negócio ficou ainda mais sério e vários sites de jogos em todo o mundo fizeram grandes críticas positivas. A essa altura do campeonato, o jogo já era uma febre mundial e seus criadores tiveram a sua recompensa: Tanto Minh Le quanto Jess Clife foram contratados pela Valve para continuar a desenvolver Counter-Strike e também um sucessor, Counter-Strike 2. Pouco tempo depois, esse projeto foi cancelado e o foco se manteve apenas no primeiro CS, o que não foi uma má idéia.
Profissão: Jogador de CS
Com o sucesso gigantesco de Counter-Strike no mundo, e o início da internet de banda larga, houve um problema: Tratava-se de uma tecnologia cara demais e isso abriu uma porta para um novo tipo de negócio que existe até hoje, tanto no Brasil quanto em vários lugares do mundo: As LAN Houses. Esses estabelecimentos podiam contratar uma internet de qualidade a um alto preço, onde vários computadores conectados em rede local poderiam ser utilizados. E qual era o melhor lugar para um jogador disputar CS com seus amigos, sem gastar muito dinheiro?
📷WCG 2010, evento que trouxe Counter-Strike na lista dos campeonatos
Por causa disso, as LAN Houses e Counter-Strike estão fortemente ligados até os dias de hoje, o que se tornou um grande passatempo para os jovens. Como existiam muitos jogadores de CS em LAN Houses, muitas equipes nasceram e assim o jogo foi levado cada vez mais a sério pelos jogadores com perfil mais hardcore. Além disso, vários campeonatos de CS foram criados pelo mundo, entre eles os mais famosos foram o World Cyber Games (WCG), o Electronic Sports World Cup (ESWC) e o World e-Sports Games (WEG).