25/01/2022
AULA Nº 06
TEMA: OS NÍVEIS DE LEITURA
Há quatro níveis de leitura nomeadamente: elementar, inspecional, analítica e sintópica.
LEITURA ELEMENTAR
Ela também poderia ser chamada de leitura básica ou leitura inicial: o que importa aqui é o facto de que esse nível sugere que a pessoa deixou o analfabetismo e tornou-se alfabetizada. Quando a pessoa aprende os rudimentos da arte de ler e recebe o treinamento básico na leitura, dizemos que ela domina o nível da Leitura Elementar. Este termo - Leitura Elementar - é apropriado porque esse nível de leitura normalmente é aprendido no período da educação infantil. A criança toma contacto com a leitura nesse nível. Seu desafio (e o nosso, quando começamos a ler) é decodificar as palavras impressas no papel. A criança depara com um amontoado de símbolos pretos sobre fundo branco (ou símbolos brancos sobre fundo preto, se estiver lendo num quadro-negro) . Os símbolos dizem: "O gato sentou no chapéu" . A criança ainda não está preocupada em saber se gatos sentam, se gostam de chapéus etc. Ela está concentrada na linguagem empregada pelo autor. Nesse nível de leitura, a pergunta que o leitor faz é: "O que diz a frase? ". A pergunta até poderia ser difícil, mas o sentido que buscamos aqui é o mais simplório possível.
LEITURA INSPECIONAL
Sua característica principal é o factor tempo. A leitura desse nível pressupõe certo período no qual temos de ler determinados trechos - que pode ser de quinze minutos, por exemplo, ou até menos . Assim, podemos dizer que o objectivo da Leitura Inspecionai é extrair o máximo possível de um livro num determinado período - em geral, um tempo relativamente curto. Normalmente, por definição, esse período curto é insuficiente para que extraiamos do livro todo o seu potencial. Esse nível também poderia ser chamado de pré-leitura. Porém, não se trata de folhear o livro aleatoriamente. A leitura inspecionai é a arte de folhear o livro sistematicamente. O objectivo da leitura desse nível é examinar a superfície do livro, aprender tudo o que a superfície pode nos ensinar - e quase sempre essa é uma actividade lucrativa.
Enquanto a pergunta do nível elementar é "O que diz a frase? ", a pergunta do nível inspecionai é "O livro é sobre o quê ? " . Há outras perguntas similares, como "Qual a estrutura do livro? " ou "Em quais partes o livro é dividido ? ". Ao completar a leitura inspecionai - a despeito do tempo disponível para tal -, o leitor deve ser capaz de responder à pergunta "Que tipo de livro é este - romance, história ou ciência? ". Muitas pessoas - até mesmo leitores experientes - em geral desprezam o valor da leitura inspecionai. Elas começam a leitura na primeira página e avançam diligentemente até a última, sem ao menos ler o sumário. Assim, elas se defrontam com o desafio de extrair um conhecimento superficial do livro ao mesmo tempo que tentam entendê-lo. É uma dificuldade e tanto.
LEITURA ANALÍTICA
É uma actividade mais complexa e sistemática do que os dois níveis anteriores . Dependendo da dificuldade do texto a ser lido, a leitura analítica pode exigir muito ou pouco do leitor.
A leitura analítica é a leitura propriamente dita, isto é, a leitura completa, plena - a melhor leitura possível. Se a leitura inspecionai pode ser considerada a melhor e mais completa leitura possível em um período limitado de tempo, a leitura analítica é a melhor e mais completa leitura possível em um período ilimitado de tempo. A leitura analítica formula, de modo organizado, muitas perguntas, de acordo com o livro que está sendo lido. É digno de nota que a leitura analítica é sempre intensamente activa. Nesse nível, o leitor adquire o livro - a metáfora é bem apropriada - e imiscui-se nele até que o livro efetivamente lhe pertença.
Francis Bacon dizia que "alguns livros devem ser degustados, outros devem ser engolidos, enquanto alguns poucos devem ser mastigados e digeridos" . Ler um livro analiticamente significa mastigá-lo e digeri-lo. Vale lembrar que a leitura analítica não é necessária caso seu objectivo seja apenas informar-se ou divertir-se. A leitura analítica é destinada exclusivamente a entender o livro. Em outras palavras, elevar sua mente de um estado de entendimento inferior a um estado de entendimento superior é praticamente impossível sem um mínimo de domínio das técnicas da leitura analítica.
LEITURA SINTÓPICA
Trata-se do tipo mais complexo e sistemático de leitura - é o nível mais exigente, mesmo que os livros sejam em si fáceis e rudimentares. Esse nível também poderia ser chamado de leitura comparativa. A leitura sintópica implica a leitura de muitos livros, ordenando-os mutuamente em relação a um assunto sobre o qual todos versem. Mas comparar não é o bastante.
A leitura sintópica é mais sofisticada do que a mera comparação. Com os livros em mãos, o leitor sintópico estará apto a desenvolver uma análise que talvez não esteja em nenhum dos livros. Está claro, portanto, que a leitura sintópica é a mais activa e trabalhosa de todas .
A leitura sintópica não é uma arte fácil - suas regras são quase desconhecidas . Apesar disso, ela é, provavelmente, o nível de leitura mais compensador que existe.
ENTÃO, ESSA FOI A NOSSA 6ª AULA, ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO.
A BIBLIOGRAFIA DAS AULAS, ESTARÁ DISPONÍVEL NO FINAL DO CURSO.
Professores:
Abraão Bule
Eduardo Caputo Edca
OBS: Todos estudantes que participam do curso deve comentar e participar activamente nas aulas, para termos noção dos que realmente estão a frequentar o curso.
EBFF- "Tudo pelo nosso bem académico"